10 Pounds of Old

Morreu Harley Race. No dia primeiro de agosto de 2019, um dos maiores nomes da NWA e da história do PW se foi e, sejamos francos? Isso é tão normal quanto estar vivo.  Os velhos morrem e logo não restará entre nós nenhuma dessa geração. Os cinco quilos de ouro – convertidos aqui numa conta bem imprecisa – se perderão no tempo ou, pior ainda, serão carregados por alguns nomes que tentam emular a glória dessa geração defunta.

Não se engane. Alguns lutadores na indústria possuem habilidade e personalidade suficiente para, daqui quarenta anos, soarem aos ouvidos tão bem quanto Ric Flair, Harley Race, Dusty Rhodes, Ricky Steamboat e outros. Contudo, apesar de maleáveis em suas posições, acredito que pessoas não sejam substituíveis. Já existem nomes tão grandes quanto o do oito vezes campeão da National Wrestling Alliance e, mesmo assim, nenhum deles carrega as mesmas letras, o mesmo DNA. Não é possível que dois seres humanos tenham as mesmas digitais. Portanto, no exame forense dos 10 pounds of gold, a identidade do campeão será somente sua, criando e preenchendo um vácuo digno dos corpos do Junji Ito.

Da mesma forma que buscamos esse preenchimento, temos uma nostalgia quase cega pelos tempos enterrados. Essa era de ouro do Wrestling se foi e, conforme seus baluartes todos são enterrados, é preciso que não se mumifique e se tente replicar, num show de marionetes, as glórias dos anos 70 e 80. Homenagem é legal, mas em algum ponto fica ridículo, fica farofa.

Sempre pode-se aprender com o velho, mas é impossível sê-lo. Portanto só nos resta luto e isso é o que sempre sobra quando os jovens não morrem. Harley Race combateu o bom combate com mais classe do que se pedia nos livros e mereceu seu lugar ao sol. Talvez não tenha o mesmo impacto na cultura pop quanto outros atletas. Todavia, dentro da cabeça de um fã da lutinha fake de cada dia, ele – que certamente me daria um tapa na cara ouvindo o termo lutinha fake – é tão eterno quanto a nossa ininterrupta linha de pensamento.

Até amanhã, caro leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *