Frank Gotch – Uma lenda esquecida

Pipe Bomb - Frank Gotch

Ola a todos, venho aqui trazer um pequeno texto falando da carreira de um dos mais importantes e esquecidos nomes da história do Wrestling, o lendário Frank Gotch, nesse texto tentarei de forma rápida mostrar a sua incrível carreira, ascensão ao estrelato, e suas gigantescas contribuições ao Wrestling. Então chega de papo e vamos ao texto.

Frank Alvin Gotch ou apenas Frank Gotch, nasceu no dia 27 de Abril de 1877 (embora não se há uma confirmação se essa foi realmente a data do seu nascimento), em uma pequena fazenda em Iowa, filho de um casal de alemães imigrantes, Frank já carregava no sangue, o espirito de durão, já que seu pai era um ex-militar, que participou de algumas das principais batalhas dentro do solo americano durante a Guerra Civil.
Pipe Bomb - Frank Gotch
E o espirito de durão de Frank não levou muito tempo para se manifestar ainda no início da adolescência ele se interessou pelo mundo das lutas e começou a praticar boxe e wrestling, ele acabou rapidamente ganhando muito destaque pela pratica desses dois esportes, isso devido à grande força que ele apesar da pouca idade apresentava, força essa que ele conquistou graças aos constantes trabalhos na fazenda dos seus pais. Gotch continuou praticando lutas amadoras de Wrestling, até completar 21 anos quando se tornou um lutador profissional, ele executou algumas pequenas lutas na sua região até ser desafiado pelo campeão americano peso pesado da época “Dan McLeod”, o embate entre os dois lutadores durou mais de 1 hora(na época era normal as lutas ultrapassarem os 60 minutos), e terminou com a já esperada vitória de McLeod, apesar da derrota Gotch recebeu muito elogios, incluindo do seu próprio adversário, que chegou a dizer que se recebesse um treinamento profissional ele poderia se tornar um grande nome do wrestling.

Pipe Bomb - Frank Gotch

Parece que McLeod previu o futuro, pois poucos meses depois da luta, Frank foi convidado pelo lendário lutador Farm Burns para ingressar na sua trupe de wrestling e receber seus treinamentos, e o convite veio logo após uma pequena luta entre os dois lutadores, que deixou Burns boquiaberto com atuação do jovem de Iowa. Gotch se juntou a trupe e recebeu os treinamentos de Burns no estilo Catch, logo após isso ele fez uma série de lutas em Iowa onde saiu vitorioso, e então seguiu rumo ao Alaska, local onde wrestling e o boxe eram muito populares no final do século 19, lá Gotch passou 6 vitoriosos meses onde ele ganhou uma série de lutas, e embolsou uma boa quantia de dinheiro. Foi na sua despedida do Alaska que ele quase sofreu um trágico acidente, isso porque o navio que ele viajaria de volta para seu estado acabou naufragando, por muita sorte Frank acabou perdendo a hora do embarque, se safando de um final trágico.
De volta a Iowa, Gotch continuou na sua gloriosa sequencia de vitorias, até chegar no ano de 1903, onde teve o seu primeiro grande desafio o lutador meio pesado Tom Jemkins, os dois tiveram uma série de oito disputadíssimas lutas que no fim consagrou Gotch vencedor, após um resultado de 5 vitorias contra 3 derrotas. Pouco tempo depois, ele iniciaria a maior disputa de sua carreira contra o lutador estoniano Georg Hackenschmidt.

Hackenschmidt era um ex-campeão de levantamento de peso e luta greco-romana, que havia ficado muito famosa na Europa pelo seu tipo físico e o grande numero de lutas vencidas, o que tornava perfeito para ser o desafiante de Gotch, a partida começou a ser promovida por todo os EUA, e os dois lutadores começarem publicamente a se provocarem (gerando uma das primeiras Feuds da Historia Wrestling), e enquanto a luta não acontecia, os dois lutadores foram acumulando mais vitorias e mais títulos, o que só aumentava a importância desse combate, até por fim depois uma longa espera a luta foi agendada em 1908, o embate foi promovida de forma maçante em todas as mídias de todos os lados do vipaís, seu destaque era algo comparável ao que temos hoje com a realização do Super Bowl, então no dia 03 de Abril ocorreu a luta que foi sediada no lotado Dexter Park Pavilion, e foi um embate histórico cheio de reviravoltas que no final após mais de duas horas de duração consagrou Gotch como o grande vencedor.


A popularidade Gotch explodiu após a luta, o lutador virou o queridinho da América, sua fama chegou ao ponto de ser convidado pelo próprio presidente Franklin Roosevelt para ir à casa branca e fazer uma exibição de luta contra um mestre Japonês de Jiu-Jitsu, Gotch também fez lutas exibições contra estrelas das mais diferentes mídias, atores, cantores, até mesmo o lendário xerife do velho oeste Wyatt Earp. Ele também fez participações em peças de teatro onde há relatado que sempre que o lutador aparecia a plateia ia ao delírio, além de ter jogado baseball com os jogadores do time Chicago Cubbs, e após a partida de forma surpreendente todos os jogadores foram pessoalmente pedir o autografo do lutador.

Pipe Bomb - Frank Gotch
Enquanto aproveitava o estrelado, ele continuou com sua imparável sequencia de vitorias tendo derrotado inclusive o polonês Stanislaus Zbyszko, que segunda era dito tinha mais de 900 vitorias na carreira. Mas com o tempo Frank percebeu que não havia mais adversários para ser batidos, e então aproveitando o momento de auge, ele anunciou sua aposentadoria ao final de 1914.
Após aposentadoria Frank, excursionou junto com alguns amigos em uma turnê de circo, onde ele desafiava pessoas locais a tentar imobiliza-lo em troca de 250 mil dólares, e ele nunca teve que pagar um centavo a ninguém. Ele permaneceu excursionando até o ano de 1916, quando foi atingido por uma doença que o deixou de cama, doença essa que um ano depois tiraria de forma prematura a vida desse lendário lutador. Frank faleceu no dia 17 de dezembro de 1917 vitima de uma intoxicação urêmica.

 

Pipe Bomb - Frank Gotch
Gotch deixou um imenso legado no wrestling, muitos lutadores como os lendários Lou Thesz e Karl Gotch citam o mesmo como referencia direta para sue estilo em ringue, além disso até hoje ele é considerado o maior esportista de Iowa, e recebeu em sua homenagem uma estatua e um parque com seu nome. Infelizmente apesar de todos esses grandes feitos o mesmo acabou esquecido pelos fãs de wrestling, e muitos nem sabem da existência desse homem que foi tão importante e revolucionário para esporte. Cabe a todos nós fãs wrestling agradecer pelos seus feitos, pois a nossa querida luta livre não seria o que é hoje, sem sua inestimável ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *