Reality Era

Reality Era vs Attitude Era

Discutindo no Twitter com algumas pessoas, percebi comparações entre a Attitude Era e a Reality Era, ou PG Era, fiz algumas comparações entre os personagens da Attitude Era como eles se sairiam na Reality Era, e falo um pouco também dos fãs de hoje, vamos lá.

Muitos veneram a Attitude Era, e muitos dos que veneram ficam ai vendo meia dúzia de segments no Youtube, aqueles que realmente foram bons e se baseiam nisso pra montar uma opinião e falar que foi a melhor era do Wrestling, primeiro, tudo o que você pensa é mentira, eu baixei todos os shows dessa era entre o Monday Night War que deu origem a Attitude Era e falo, era sofrível também, de verdade mesmo, sofrível resume bem.

Eu não estou falando que vocês não podem ter a opinião que tem hoje e achar que a Attitude Era foi a melhor era do Wrestling, eu não sou o dono da verdade, ninguém é, mas é preciso ir além em assuntos como esses, em quesito personagens que é o que eu quero passar pra vocês, poucos, pra não dizer quase nenhum funcionariam na atualidade, querem apostar comigo?


Reality Era -The-Rock

Dwayne “The Rock” Johnson

O primeiro de todos, The Rock, é carismático? Sem dúvida nenhuma, não me entendam mal, mas ele era sofrível no ringue, o que salvava em suas matches era a interação com a crowd apenas isso, não duraria nessa era atual, carisma não pode ser a única coisa que um personagem pode ter, e isso pra não falar no The People’s Elbow, alguém com um finisher daquele seria levado a sério hoje? Claro que não.


Reality Era -Stone Cold

Stone Cold Steve Austin

Stone Cold Steve Austin, ele mesmo, é considerado o personagem que levou a Attitude Era nas costas, era quem mais vendia, era uma máquina de vender pra falar a verdade, mas sejamos sinceros, vocês conseguem imaginar algum superstar invadindo uma match, distribuindo finisher em todos sem motivo algum aparentemente e ser aplaudido por isso? Nessa era atual a internet explodiria falando que o Austin estava “enterrando” todo mundo, não vou nem levar em conta os gestos e a tradicional cerveja porque isso não teríamos nessa era atual de jeito algum, se tirar os xingamentos, os gestos e a cerveja, o personagem morre.


 

Reality Era - Triple H

Triple H

Triple H, sim, eu vou falar dele, e não, não vou falar bem, mesmo achando o Triple H o mais completo dos Main Eventers da Attitude Era, ele não é tão bom como vendem ele de Star Power atualmente, na minha opinião ele nasceu na época errada, Hunter tem o estilo NWA, um estilo técnico no começo da luta pra cadenciar e não se cansar, aumenta a velocidade e começara trocar finishers, na Reality Era isso funcionaria contra poucos wrestlers, e a crowd hoje não tem mais paciência pra ver um estilo cadenciado, ela se irrita e começa com os seus famosos chants idiotas tentando ser o centro das atenções, o Triple H de 2000/2001 talvez sobrevivesse atualmente porque não temos mais Top Heels com uma gimmick que ele tinha, mas para ter um Heel tão bom como a gimmick “The Game” era, precisamos de outro Mick Foley que arrisca seu corpo por uma causa maior.


Undertaker-Pipe-Bomb-1

Undertaker

Undertaker, vejo muitos falarem que o Undertaker é o único a sobreviver a todas as eras e esta ai até hoje, mas vocês sabem que a crowd respeita o Mark Callaway e não a gimmick, o personagem “Deadman” está morto faz tempo, e não, não é trocadilho, não funciona mais, quem vai acreditar que um personagem é sobrenatural e tem poderer? Gente, é o século 21, um personagem com uma gimmick dessa teria uma morte lenta e dolorosa, quem chega mais perto disso é Bray Wyatt, eu até gosto dele e acho que mataram completamente o momento dele na Wrestlemania 30 quando perdeu para John Cena, mas ele não teria um período longo como Top Star, e não vai ter, ele é bom para promos e as vezes acha conexões entre o sobrenatural e o mundo real e por isso ainda é relevante, mas não vai durar muito com essa gimmick. Respeito demais o Undertaker, ele é a maior lenda do Wrestling, mas na era atual o personagem dele teria uma rejeição muito grande.


Pipe-Bomb-Michaels

Shawn Michaels, apesar que muita gente já não gosta dele, e pelo motivo que eu vou citar aqui, imaginem você vendo o Michaels lutar e pensando, ele é bom, deixa eu pesquisar sobre ele no Google, aparece que Michaels era odiado pelo backstage por milhares de motivos, você começa a ler e percebe que ele era idiota, a internet odiaria ele cegamente, não importa se ele era bom ou não, nessa era atual ele não viveria muito não, teria fãs, sim, ele é carismático, mas só isso não basta, as atitudes idiotas que ele tinha pesaria demais. Imaginem que um personagem é o Top Star da empresa, mas você não sabe se ele vai querer aparecer para o Main Event de uma Wrestlemania, e o melhor amigo dele precisa abandonar seus treinamentos e preparação para a Wrestlemania para cuidar do seu amigo e garantir que ele vai aparecer no show, é no mínimo inaceitável.


 

Querem mais exemplos? Mais quantos? Diesel? Olhem o Roman Reigns, e olha que o Reigns é melhor que o Diesel de longe e está sendo rejeitado pela bookagem ruim que está tendo, mas mesmo assim está, foi a mesma coisa com o Diesel, mais um que não duraria nessa era, Kane? de novo, ninguém mais acredita no sobrenatural, e pior, Kane precisava ser carregado muita das vezes, muitos wrestlers tiveram que arriscar o próprio corpo pra fazer do Kane o monstro que Vince queria.


 

Reality Era Fãs

Esclareci metade do meu ponto de vista sobre a Attitude Era e a Reality Era, vamos para a outra parte agora.

A Reality Era é a pior era de fãs que já existiu, sem dúvida nenhuma, o Wrestling sem o kayfabe morre, principalmente quando falamos de Big Leagues, qualquer coisa que acontece já está na Internet, e falo isso com propriedade porque faço parte dessa era horrível e participo de um blog que passa informações, nós sabemos de muita coisa que acontece nos backstages, coisas que ninguém deveria saber, mas sempre tem um pra vazar informações, e se vazar, em minutos o mundo todo está sabendo, olha o noivado da Lana e do Rusev ai por exemplo, alguém conseguiu tirar uma foto e simplesmente colocou um Heat tremendo nas costas da Lana.

Outro motivo pra odiar essa era é que muitos acreditam em coisas que leem por ai em lugares sem credibilidade nenhuma, quem garante pra vocês fãs do Punk que o Triple H tentou “enterrar” ele quando o mesmo chegou na OVW? É uma palavra contra a outra, cada um escolhe o seu lado, Punk é um babaca, não estou falando isso sozinho, muitos wrestlers em entrevistas falam mal do Punk, muitos mesmo, claro, muitos falam do Triple H também, como falam do Michaels, etc… O que estou tentando passar pra vocês é que nem tudo o que vocês leem é verdade, pesquisem mais, procure as fontes, não julgue ninguém sem saber a verdade. Quando falo da Reality Era estou falando de todos nós, sempre queremos saber o que está acontecendo nos backstages, assim achamos que sabemos de tudo, e não, nós não sabemos.

E por últimos mas não menos importante, essa era não tem respeito pelas pessoas que estão ali se arriscando para entreter a gente, cada um tem o direito de gostar de qual personagem quiser, mas gente, respeito, eu leio coisas durante algumas coberturas de Pay Per Views e Shows Semanais que dá vergonha, chamar um wrestler de lixo, gente, é inaceitável, critica a técnica dele, critica a mic skill, critica as coisas que ele faz nos backstages e que são verdades, mas respeita quem se arrisca pra te entreter, se não gosta, troque de canal, vai doer bem menos. Eu gosto de todo mundo? Claro que não, tem alguns superstars que quando a theme toca me dá vontade de chorar, eu reclamo, claro que reclamo, mas não dele, ele não tem culpa, o Ryback é um exemplo, ele é sofrível, mas ele não está obrigando ninguém a colocar ele pra lutar, Vince faz isso porque acha ele bom e eu assisto porque quero, aprendi isso com o tempo, aprendi a respeitar a todos que estão ali e que a culpa das coisas que acontecem são em maioria dos que comandam e não de quem está no ringue, esse pensamento que falta em muito fãs, principalmente o que vem acontecendo com o Roman Reigns, vocês acham que ele tem culpa das Storylines ruins que estão colocando ele? Claro que não, ele é a maior vítima, está vendo uma carreira que até ano passado era muito promissora indo por água abaixo sem ter culpa alguma.

Isso não é textinho de mark revoltado pra defender o Roman Reigns, também não é textinho de smark pra falar mal do Vince e pedir pra ele se aposentar, até porque ele não vai ler isso né gente, é um texto para os fãs saudosistas que insistem em viver em um passado que só existem na cabeça de vocês e por favor, respeitem as pessoas que arriscam a vida pra entreter vocês, por favor.

Espero que tenham entendido o sentido do texto e o meu ponto de vista, e peço que não levem a mal, mas se não concordam com alguma coisa, comentem no quadro ali embaixo, sua opinião é importante, principalmente em um assunto complexo assim.


Veja Também

Shoot Interview 01# – American Wolves

Deathmatch – Wrestling ou Violência Gratuita?

Damien Sandow – You’re Welcome

The Undertaker – Phenomenal

Leonardo

Além de escrever para o Pipe Bomb e as vezes participar dos Podcasts foi o desenvolvedor do novo site e responsável pelo Twitter do Pipe Bomb. Grande conhecedor da história da WWF/WWE e talvez o único fã do Triple H no mundo, também responsável pelos textos em Inglês do Pipe Bomb e conhecido por ser do contra.

2 comentários em “Reality Era

  1. Algumas coisas até concordei, e outras não. Mas tinha partes do textos que parecia que você não sabia o que estava falando. Por exemplo: “quem vai acreditar que um personagem é sobrenatural e tem poderer?” é uma dessas partes.

    Porque quem disse que a WWE vai por “acreditar” em alguma coisa?
    Muita gente paga pau pro Bray Wyatt, e você acha que alguém acredita num cara assustador e etc que pode aparecer e desaparecer dentro do ringue quando bem entende? E mesmo assim ele se mantém entre os melhores da empresa. Isso já mostra que o que você falou não faz o mínimo de sentido.

    Se formos por esse caminho de “acreditar”, então a WWE poderia fechar suas portas agora mesmo. Porque alguém ainda acredita que WWE é real em algumas coisa? POHA NENHUMA! Todo mundo sabe que a WWE é tudo de mentirinha, uma novela, e mesmo assim assistem porque gostam.

  2. Excelente artigo, concordo com quase tudo. Discordo da parte do HHH, acho que ele é perfeito para todas as eras, mesmo sendo um tanto boring em ring ele consegue passar a imagem da sua rivalidade durante seus combates, assim como na WM 30 contra o Daniel Bryan, mostrando ser o heel covarde e autoritário que não aceita ser contrariado como foi na feud entre eles. Na parte onde você diz sobre as gimmicks sobrenaturais eu também discordo, afinal é um entretenimento, esses personagens sombrios são excelentes para construção de feuds e tals, e se levar em conta o fator “não acreditar”, ninguém acredita que o Randy Orton é uma víbora de verdade e que ele ouve vozes em sua mente, mas mesmo assim ele tem vários fãs e com certeza é um dos maiores nomes desta última era, mesmo eu achando ele boring em ring assim como o HHH, mas admito que nos tempos de mark já fui fã, e respeito ele pelo bom trabalho de entreter os fãs xD

    Enfim, gostei bastante do seu artigo, a internet realmente é um fator que estraga demais o kayfabe, e a geração atual parece cada vez mais ‘reclamona’, mas isso é por questão de maturidade, não de idade da pessoa (isso pode contar também em alguns casos rs), mas de experiencia, com o passar do tempo acompanhando pro wrestling o fã tende a mudar seus pensamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *